Mulheres lideram inadimplência em Brusque
Um levantamento sobre a inadimplência no comércio de Brusque no primeiro semestre de 2009, feito pela Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), revelou que as mulheres com idade entre 22 e 27 anos são as que mais ficaram devendo. Segundo a pesquisa, 11,18 % dos inadimplentes são desta faixa etária. Mas, os homens desta mesma faixa etária também não escapam da lista dos devedores e representam 11,15% dos devedores.
De acordo com o gerente da CDL, Gilberto Domingos, isso pode ser explicado pela impulsividade feminina na hora de fazer as compras, e não ter como quitar o compromisso, além do pouco período que algumas dessas pessoas permanecem no mesmo emprego.
A pesquisa ainda apontou que houve queda de 21,2% na inadimplência, se comparado ao primeiro semestre de 2008. O número de cheques devolvidos também caiu 13,8% no mesmo período. O número de cancelamentos de cheques se manteve na média. Já nas vendas a prazo houve o acréscimo de apenas 1,1%.
Gilberto orientou para que os clientes procurem as lojas onde fizeram compras para informar possíveis atrasos nos pagamentos. Caso isto não aconteça, os comerciantes têm o direito de incluir o nome da pessoa devedora no SPC, evitando que outras empresas tenham prejuízos.